Descoberta


Que tanto de xixi!
Sim, a grande quantidade xixi foi o sintoma que mais nos chamou  atenção! Meu marido comentou alguns dias antes do diagnóstico, mas eu tranquila que sou, nem dei bola.
Luísa estava bebendo muito água e logo fazia muito xixi. Até então, tudo bem, já que moramos em uma cidade bem quente. Até que algo chamou atenção de todos...  novamente, o xixi. Agora as fraldas não eram suficientes. Muitas vezes, mesmo de fralda o xixi escorria pela perninha dela.  Anderson procurou no Google e ficou chateado, pois o conjunto de sintomas poderia ser DIABETES.  No dia 1º de setembro de 2012, sexta-feira, ligamos para marcar uma consulta com o pediatra da Lu, porém ele estava viajando. Resolvemos não esperar seu retorno, e ligamos no laboratório para realizar o exame, mas o período de jejum seria de 8 a 12 horas e naquele dia não daria mais tempo. Infelizmente era uma sexta-feira e tivemos que esperar a segunda para realizá-lo, porém o final de semana foi de muita preocupação, pois o xixi e a sede aumentavam, o apetite foi embora e a Lu estava mais brava e magra a cada dia.
Na segunda-feira, dia 03/10/2012, bem cedinho, estávamos no laboratório com a Luísa. Colhemos o sangue e eu fiquei bem chateada (como acontece todas as vezes que preciso fazer exame de sangue nas meninas). Mas estava tranquila, não deveria ser nada demais. No mesmo dia a tarde, saiu o resultado – glicemia 302!
Eu não entendia nada sobre Diabetes, apenas que os diabéticos tomavam injeção e não podiam comer doce. QUANTA FALTA DE INFORMAÇÃO!
Sem saber ao certo o que de fato era o diabetes, seguimos o conselho do biomédico e procuramos um endocrinologista.
Em Orlândia, cidade vizinha a minha, alguns meses atrás conheci a endocrinologista, Drª Úrsula Dalboni e foi no consultório dela que ligamos imediatamente. Já era mais de 17:00h e conseguimos uma consulta para o dia seguinte, às 9:00h.
Neste dia não houve desespero, apenas tempo demais na internet procurando saber sobre o que realmente era diabetes e uma ansiedade enorme para ver o que a Drª Úrsula nos falaria...
04/10/2012! Nossa vida nunca mais seria a mesma!
Chegamos ao consultório no horário marcado e fomos atendidos rapidamente. Assim que entregamos o resultado veio a notícia que tiraria meu chão e mudaria completamente a vida de toda nossa família.
__ Vocês estavam certos, ela está com diabetes!
Fiquei em choque e não conseguia fazer outra pergunta a mim mesma a não ser: E agora?
Drª Úrsula, muito simpática, conversou bastante com a gente, mas confesso que lembro pouquíssimas coisas do que ela disse neste dia. Ela ainda marcou consulta com uma nutricionista, também de Orlândia, no mesmo dia, às 15:00h. A principal orientação neste dia foi que deveríamos medir a glicemia de 2 em 2 horas.
Senti tanta raiva! Como assim? Furar o dedinho da Lu de 2 em 2 horas?
 Saímos rapidamente do consultório e fomos para o laboratório realizar alguns exames que ficariam prontos  naquela manhã mesmo. Com resultados em mãos, voltamos para o consultório. Estava tudo em ordem com a Lu e ela não precisaria ser internada naquele momento. De lá fomos direto para Ribeirão Preto para comprar tudo o que constava na receita. Chegamos na Droga Diet  e atordoada fiquei pensando o que e como seria o que nós deveríamos comprar.
A listinha era: Insulina Apidra, Insulina NPH e o aparelho para medir glicemia. Compramos tudo e mais um pouco. Fui pegando tudo o que fui vendo, como biscoitos, pipocas, bolos, balas, doces, chocolates, enfim, tudo.
A vendedora explicou tudo com bastante calma, o que me deixava mais apreensiva ainda.
Assim que compramos fomos medir a glicemia da Luísa, que agora estava em 399. Como não entendia absolutamente nada (só sabia que estava alta), almoçamos e voltamos rapidamente para Orlândia, onde encontraríamos a nutricionista. Fizemos uma rápida consulta, mas na saída descartamos um acompanhamento com ela. Apesar de muito simpática, algo não nos agradou. A volta pra São Joaquim foi estranha. O que eu sentia naquele momento eu não saberei explicar, talvez um vazio enorme e muitas perguntas na cabeça... MUITAS!
Medimos novamente a glicemia da Lu quando chegamos em casa, 429! Esqueci de mencionar que furar o dedo da Luísa pela primeira vez foi a maior dor que senti na vida até aquele momento, porque uma dor maior estava por vir... aplicar insulina.
Anderson ligou pra um amigo dele, médico, Dr. José Jackson Dojas, que nos deu muuuuito apoio, esclarecendo nossas primeiras dúvidas  (e as mais cruéis). Ele nos orientou também a ligar imediatamente para Drª Úrsula e informar a glicemia. Anderson ligou e pronto! Outra puxada de tapete da vida... não daria para esperar amanhã, deveríamos começar aplicação de  insulina naquele momento.
Meu Deus, como eu poderia  passar por isso? Aplicar insulina, ter de contar para a família e ver o desespero nos olhos de cada um, ver o amor da sua vida desnorteado, perdido e tentando ser forte. Lele, sem entender direito o que estava acontecendo me deixava com o coração partido, com aquele olhar curioso e tendo a única certeza: de que a notícia não era coisa boa.
Não sei como, mas passei. Criei coragem, respirei e aplique pela primeira vez insulina Apidra na Lu. Choramos muito.  Como doeu em mim aquela picada nela... Mesmo começando com a insulina, a glicemia da Lu chegou a 446 neste dia.
A noite chegou e continuamos medindo, aplicando insulina, chorando e tentando entender o que de fato estava acontecendo na nossa vida! Não dormimos, primeiro porque não dava vontade nem mesmo de dormir, segundo porque tínhamos que medir a glicemia da Lu durante toda a madrugada.
Com toda certeza, deixo registrado aqui: FOI O PIOR DIA DE NOSSAS VIDAS!!!
Assim foi o dia da nossa descoberta. Triste, não é mesmo? Porém se você também descobriu o diabetes, não se desespere. Acompanhe nosso blog para se tranquilizar e acompanhar como nossa vida está depois da descoberta, nossas alegrias, dúvidas e uma garantia que nos faz seguir em frente com muita esperança e amor: TODA NOSSA FAMÍLIA ESTÁ MUITO MAIS UNIDA!!!

Grande beijo!

2 comentários:

  1. Cintia, com todo respeito pela sua endocrino, fiquei mto impressionada de vcs saírem do consultório dela c uma receita, c uma pequena da idade da Luísa certamente em ceto-acidose, os pais c essa "novidade" pra digerir e administrar sozinhos, em casa... isso é hospitalização na certa!
    Bom, nao estou aqui p criticar, pelo contrario. E q bom q vcs conseguiram!
    Parabéns pelo depoimento e pelo blog, c certeza vai ajudar mta gente.
    Com pouco tempo de diagnostico e já tão engajada! Parabéns. Beijo
    Yara

    ResponderExcluir
  2. Yara, você me deu uma ajuda enorme com seu comentário. Vou atualizar agora esse post, porque fizemos exames antes mesmo de ir para Ribeirão Preto... como pude esquecer! Você como sempre me ajudando. Grande beijo!!

    ResponderExcluir

Esperamos ter ajudado! Anderson, Cíntia, Lelê e Doce Luísa agradecemos o comentário!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...